terça-feira, 28 de julho de 2009

CuiDandO doS LivrOs

Não sei você, mas eu adoro ler e consequentemente AMO livros! Nada de ficar lendo pelo computador! Isso me dá até arrepios... Gosto de sentir a textura das páginas, ver a organização dos capítulos, sentir o cheiro de papel novo ou de papel antigo (também AMO sebos).
Uma coisa que tem me deixado um pouco preocupada é como organizar meus livros e os livros do Théo aqui no meu futuro-mini-escritório. A nossa "biblioteca" está no momento dividida entre a casa da minha mãe, a casa da mãe dele e alguns exemplares aqui no apê e, por causa disso, ainda não tenho uma verdadeira noção de qual será o montante acumulado.
Outro probleminha aqui é o pó. Na nossa rua passa ônibus e há umas fabriquetas nas ruas de cima. Vou ter que levar isso em conta ao planejar os armários...
Bem, aqui vão algumas dicas para montar sua biblioteca particular:
Para organizar: 1. ao planejar o seu espaço para guardar os livros, lembre-se que novos exemplares virão; deixe espaços vagos nas estantes, que podem ser preenchidos por objetos de decoração enquanto isso / 2. Continha básica: cada metro de prateleira acomoda 40 livros de 100 páginas; verifique também a altura dos livros. Se você tiver muitos livros de arte e/ou de fotografia, lembre-se que eles são geralmente bem maiores. / 3. Organize os livros por assunto e depois em ordem alfabética por autor ou por título (acho que isso o Théo vai achar demais...). / 4. Pense para que os livros de maneira fiquem disponíveis, senão bate aquela preguiça...
Para catalogar: você pode pegar na internet programas de catalogação de graça ou então fazer uma listinha sua mesmo no Word, assim você pode criar critérios pessoais do tipo: "fantástico", "ler de novo". Ao meu ver, a coisa mais legal de ter seus livros catalogados é saber exatamente o que você tem porque com o tempo nós nos esquecemos mesmo... Outra coisa ÓTEMA é anotar para quem você emprestou aquele livro...não gosto de emprestar e não ver de volta!!!
Para cuidar: 1. Armazenar os livros na vertical, se possível em estantes de metal (a madeira pode abrigar seres desagradáveis...vulgo insetos) e abertas. / 2. Limpe os livros com pano seco, fuja da umidade por causa dos fungos! irc!
  • E aqui algumas inspirações...
  • Tudo branquinho e organizado... gosto desse, mas o Théo não...
    Aproveitando o espaço
    Aqui deixei essa "baguncinha" para não ficarem falando que tenho TOC, mania de organização ou coisa assim...
    Gostei do design! Muito inteligente!
    Quando crescer, quero ter uma casa GRANDE e um cantinho como esse... e tempo para desfrutar de um cantinho como esse... e filhos que não baguncem um cantinho como esse...
Acho um crarme essas escadas...
O Théo gosta mais dos móveis escuros....
Eu quase aguentei, mas não poderia deixar de dizer que AMEI essa organização por cores....
Tá bom, eu admito: tenho mania de organização!!!

3 comentários:

  1. oi Luciana

    Adorei seu blog e virei seguidora!!!

    bjus ana maria
    jeito de casa

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciana
    Huuum vejo que temos muito em comum.Piscianas tbm gosto de fotografia,decoração e artesanato.Já gostei de vc rsrsrs.Vou virar sua seguidora.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Também adoro livros. Ler na internet um livro deve ser muito sem graça...
    Tb estou às voltas com uma pequena reforma aqui no ap. Pretendo dar um destaque para as minhas coleções. Não são muitos, mas são meus tesouros.
    Suas dicas foram ótimas!

    ResponderExcluir

Amo o seu comentário!