quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Tempo, tempo, tempo, tempo....

Quando sobra um tempo, fico pensando com o que gasto todo o meu tempo. Mentalmente, vou fazendo uma lista de atividades que preenchem todo o meu dia. A maioria destas atividades são absolutamente necessárias e importantes, mas sempre ficam penduradas umas duas {ou mais}, que poderiam ser supridas da minha rotina ou pelo menos substituídas para me desafogar.
Eu demorei um pouco para entender que algumas atitudes deveriam ser tomadas para que eu continuasse a viver em SP sem enlouquecer, mas agora já as tomo sem pensar. Por exemplo: 
  • Não tenho mais médicos do outro lado da cidade, aos poucos fui substituindo, e também não marco consultas de rotina no meio da  manhã ou da tarde. Sei que tenho que ir ao oftalmo todos os anos em abril, então ligo no começo de março e já marco a primeira consulta do dia.
  • Não vou à shoppings e lojas que não ficam no meu caminho, se quero conhecer algo novo aproveito um dia que já tenho compromisso ali por perto.
  • Vou ao supermercado mais barato da região, mas sempre perto do meu trabalho, senão lá se vai mais tempo no trânsito.
  •  Não atravesso mais a cidade às sextas à tarde. Se estou longe de casa, aproveito o tempo para um cinema ou um encontro com os amigos.
  • Faço o pé e a mão ao mesmo tempo. E se possível ao mesmo tempo que hidrato os cabelos.
É lógico que nem sempre dá certo. Posso me dar ao luxo de fazer certas coisas porque eu ainda não tenho filhos e por ser profissional liberal. Sei que nem todos poderiam fazer isso, mas esse é o MEU manual de sobrevivência.

Bom, voltando ao assunto TEMPO. 
Tenho pensado cada vez mais que fazer mais não é fazer melhor. Que a pressa é sim inimiga da perfeição.
E o que me levou a pensar tudo isso?
O crescente número de pessoas que me perguntam se eu não posso fazer meu trabalho mais rápido. Vocês sabem que sou dentista e que, muitas vezes, o nosso trabalho chega próximo do artesanal. Isso já seria justificativa suficiente para o tempo de duração de 1h das sessões. Some-se a isso o tempo necessário para a anestesia fazer efeito, para "endurecer" o material, para conversar um pouquinho com o paciente (não sou uma máquina)...
Hoje, não é raro o paciente me dizer que só dispõe de 30min ou que precisa de tudo pronto em 15 dias. E muitas vezes esse pedido não tem uma justificativa compreensível, ele quer porque quer e pronto.
Esta pressão por "fazer em mais em menos tempo" sempre me chateou, mas agora parece haver uma banalização de tudo e uma correria desmedida, inclui-se aí até atendimentos na área de saúde, tão prezados e priorizados antigamente.
Nós estamos correndo muitas vezes por correr. Porque o certo é ser assim. Porque ter 373847 coisas para fazer durante uma tarde é normal. 
Ops! Calma lá!
O que é realmente URGENTE?

Esse vídeo aí abaixo mostra claramente que precisamos de tempo para exercermos nosso trabalho da melhor maneira possível. Ele é fantástico!


 
.
Estou em um momento reflexivo sobre esse assunto.
No trabalho, o que é realmente urgente é atendido. O que não é, é explicado. E se o paciente não aceitar, não tem problema. Prefiro fazer o meu melhor e ficar com a consciência tranquila, do que me submeter à correria alheia e executar algo mal feito. O mesmo se aplica ao meu curso de pós.
Na vida pessoal, a minha prioridade é a minha saúde. Tenho que ter tempo para correr, para minha terapia, para ir ao mercado comprar frutas frescas, para ler 5 páginas de qualquer coisa e para tirar a maquilagem no final do dia.
Na vida social, tenho que ver minha família todo final de semana {pelo menos}, brincar com meu sobrinho e apertar meu afilhado.
Na vida amorosa, tenho que jantar com o Théo e perguntar como foi o seu dia trabalho. Sempre preciso me deitar no seu peito 5 minutos antes de pegar no sono. 
.
Bem, essa é a minha bula. Meu equilíbrio, como eu funciono bem.
Parabéns para você, que teve tempo para ler este post que teve jeitão de desabafo!
Espero não ter problema, pois desabafar e escrever aqui também me faz bem ;) 

2 comentários:

  1. Lu, ADOREI seu post desabafo!! Você está muito certa em estabelecer prioridades e fazer as coisas no seu tempo!! Cada um tem o seu e pode/deve (ou deveria...) decidir como usá-lo da melhor forma, não é mesmo?!
    Te adoro!
    Se tiver um tempinho pra um cafezinho e um papinho com a amiga aqui...só chamar!!! ;-)
    Bjoooo

    ResponderExcluir
  2. Lu! fazia tempo que não vinha aqui e me deparei com esse post fantástico!
    parabéns por suas palavras, por se expressar tão bem.
    beijos

    ResponderExcluir

Amo o seu comentário!