quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

TudO viRa ÓleO

Olá pessoal,
Depois que me casei e passei a fazer compras no supermercado, percebi a variedade de óleos para cozinha que temos disponíveis! É necessário praticamente um curso para comprar óleo! Tem de milho, canola, girassol, soja, gergelim, óleos mistos!
Como esse ano é o ano do "ME CUIDAR", resolvi aprender mais sobre alguns alimentos e o seu preparo, daí esse assunto agora.
...
A regra básica é não usar muito óleo (em média 115 cal por colher de sopa), mas para algumas coisas não tem jeito.
Vamos então a um pequeno resumo (fonte: Revista Claudia Cozinha):
  • Óleo de Soja: Com ômega 6, ajuda a regular os níveis de colesterol. Vai bem em doces ou salgados, Especialmente frituras.
  • Óleo de Milho: Contém ômega 6 e baixo teor de gordura saturada. É bom para massas doces, sendo o mais usado em confeitarias.
  • Óleo de Canola e Girassol: Tem ômega 3, é rico em gorduras monoinsaturadas e previne doenças cardiovasculares. Ideal para peixes, legumes e verduras.
  • Óleo de Gergelim: É rico em ômegas 6 e 9, funcionando como antioxidante. Na cozinha, dá um toque especial a receitas orientais, mediterrâneas e saladas.
  • Óleo de Arroz refinado (nunca reparei neste no supermercado,rs): Comparado aos outros óleos, este tipo é 20% menos absorvido pelos alimentos e, por isso, é um dos mais indicados para frituras.
Aqui em casa, eu deixo o óleo de soja para as frituras, que são raras, e compro sempre um de canola ou girassol para o resto. Na minha pesquisa, fiquei impressionada ao saber do benefício do óleo de arroz refinado, vou procurá-lo no supermercado...
Outra coisa importante é descartar corretamente o óleo, colocando-o em recipiente fechado (garrafa de refrigerante, por exemplo) e depositando no lixo orgânico comum para não agredir o meio ambiente ou, se você preferir, pode reaproveitá-lo com a receita de sabão da Superinteressante.
...
beijokas,
Lu Espejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amo o seu comentário!