domingo, 18 de julho de 2010

Quedas de Idosos - assunto sério!

Olá pessoal,
Hoje uso este espaço aqui para alertá-los sobre um assunto muito importante: as quedas que os idosos levam.
Há 15 dias minha avó caiu, no seu banheiro, enquanto trocava a sacolinha da lixeira. Graças à Deus, o banheiro estava seco e, como ela já estava abaixada, a queda foi sem muita gravidade. Ela não bateu a cabeça, nem teve nenhuma fratura s e vem se recuperando das dores musculares.
Há 3 dias, meu avó sofreu uma queda GRAVE na calçada da rua dele. Eu presenciei e posso afirmar que foi chocante vê-lo cair de forma tão indefesa. Como ele estava com as mão ocupadas, a queda foi aparada pela lateral da sua face, fazendo-o perder a consciência e ter uma crise convulsiva. Vou polpá-los dos detalhes porque Deus estava com ele naquela hora para apará-lo e, graças à uma força maior, ele está se recuperando em casa.
O que eu quero é que vocês fiquem alertas e protejam os seus pais, avós e idosos de uma maneira geral, deste tipo de acidente que acomete 30% dos idosos no Brasil pelo menos 1 vez ao ano.
.
Nós que gostamos tanto de arrumar a nossa casa, devemos adequar o local aonde estão vivendo os idosos:
  • Eliminando pisos escorregadios, com superfícies lisas, úmidas e enceradas; pisos irregulares, ainda em construção, tacos soltos ou pisos quebrados
  • Removendo tapetes soltos e desfiados, que podem deslizar e causar tropeções.
  • Não deixando obstáculos no chão: fios elétricos, brinquedos, mesas pequenas, animais domésticos…
  • Adequando a Iluminação: substituindo luzes fracas ou luzes mal posicionadas, que causam reflexos diretos nos olhos dos idosos.
  • Prestando atenção à ambientes com várias tonalidades de uma mesma cor: os idosos não distinguem com clareza estes tons( móveis, chãos e portas de uma mesma cor), causando confusão e risco de quedas.
  • Adequando a altura das camas, não pode ser baixa demais ou alta demais.
  • Colocando cadeiras com braços para apoio.
  • Fazendo uma revisão nos móveis para retirar os mais frágeis, principalmente se localizados em corredores onde os idosos os façam também como apoio.
  • Instalando corrimão nas escadas e adequando a altura dos degraus. Instalando também nos degraus materiais antiderrapantes e iluminação adequada.
  • Nos vasos sanitários, instalar apoios laterais, assim como no box.
Os números e as consequências das quedas são alarmantes e o Ministério da Saúde está preocupado com este problema.
O dia 26 de julho está marcado como o Dia Mundial de Prevenção a queda de idosos.
Vamos divulgar!
.
Beijos, Lu

3 comentários:

  1. OS IDOSOS MERECEM TODO O NOSSO RESPEITO E ADMIRAÇÃO. TODOS NÓS, QUANDO NÃO MORREMOS NA JUVENTUDE, FICAREMOS VELHOS COM CERTEZA. ENTÃO, CUIDEMOS DE NOSSO FUTURO COM DIGNIDADE.
    LEÔNIDAS LOUREIRO
    BELÉM/PARÁ

    ResponderExcluir
  2. Realmente, precisamos ter muito cuidado!
    Minha Tia ao se levantar.,de manhã, foi tentar dobrar o cobertor de sua cama, perdeu o equilibrio, caíu , quebrou, acho que um osso da bacia. Estava na casa de usa filha médica ,casada com um médico. Fez serias cirurgias ,e acabou ainda tendo que viver alguns anos na cadeira de roda. Sofrendo dores constantes.

    ResponderExcluir
  3. realmente temos que pensar nisto mesmo, meu pai tem 90 anos e fico aqui sempre pensando nisto, nos reformamos a casa para facilitar para ele, na frente fizemos uma rampinha para ele descer e nao ficar decendo os degraus ainda mais que ele gosta de ir na frente e ficar olhando o movimento da rua na varanda, e dentro de casa tambem fizemos umas reformas tudo pensando nele, pedimos a empregada nao encerar tanto a casa como antes, e eliminamos os tapetes se borrachas embaixo, ele ja caiu muitas vezes ainda mais que quando vamos tendo uma certa idade a labirintite ataca muito mais e a tonturas sao constantes, entao temos que realmente pensar nisto. e eles vao ficando como crianças novamente, qualquer desequilibrio e eles vao ao chao, e se machucam mesmo feio, temos que ficar atentos, ate no banheiro colocamos duas barras de ferro perto da privada para facilitar para ele se sentar e levantar. este é um assunto importantassimo realmente, afinal chegaremos a esta idade concerteza, e temos que se colocar no lugar deles.

    ResponderExcluir

Amo o seu comentário!